terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Na Cozinha com as Mães Indianas: Receita de Panner com Pasta de Tomate e Cebola



Uma das primeiras receitas que as moças punjabi recém casadas aprendem! O molho é muito rico e saboroso e o frescor do panner e do coentro contrastam deliciosamente com o gosto quente do tomate, da cebola e dos temperos fortes. Esse molho parece ser versátil e imagino que podes colocar ao final ao invés de queijo, cogumelos, vegetais cozido ou, pros carnívoros, pode acompanhar frango ou algo assim (sei lá, não sei cozinhar com carne).

Aqui no Norte se come com Chapati (tipo  uma panquequinha) mas deve ser gostoso com arroz (principalmente se for basmati!)


Paneer com pasta de tomate e cebola
Ingredientes
2 tomates italianos médios bem picadinhos
1 cebola roxa grande transformada em pasta (no processador ou ralando mesmo)
1 e 1/2 colher de sopa páprica
1 e 1/2 colher de sopa cúrcuma
1 colher de sopa e meia de sal
3/4 xíc. de óleo (pode ser de girassol mesmo)
200g de Paneer* aos cubos
Coentro fresco
Masala**
Água

Como se faz
Numa panela funda (de preferência uma com formato de wok) esquentar mais ou menos dois terços de xícara de óleo, por pouco tempo. Logo depois, acrescentar a pasta de cebola e o sal, e ficar mexendo a mistura em fogo médio para alto por vários minutos até que a pasta esteja ficando marronzinha e querendo grudar na panela. Aqui na Índia não se usa panela com teflon, pelo que vi, e eu não sei como não gruda nada. Acho que é pela quantidade de óleo que vai em tudo (hehe). Nessa pasta bem reduzida e muito quente, onde quase não se enxerga a pasta separada do óleo, acrescentar a páprica e a cúrcuma e após bem misturadas, acresentar os tomates. Agora, espera-se até que o tomate amoleça e vai-se amassando os cubinhos com a colher para que se integrem à pasta de cebola. Agora ela já tem uma cor linda vermelho escura. Uns 5 -7 minutos mexendo e hora de começar a colocar água. Ao todo foram mais ou menos dois copos de água, e o primeiro deles foi acrescentado aos poucos esperando a água se incorporar à mistura. O segundo foi posto todo de uma vez , já em fogo baixo. Depois disso, deixe que a água evapore até que a pasta aguada se torne um molho grosso. Ao final, adicionar o paneer, uma colher de sopa não muito cheia de masala e o coentro fresco picado (aqui se colocou mais ou menos um punhado). Provar, acertar o sal e a masala e bora pra mesa! Ah, cuidado pra não deixar o queijo esquentar muito no molho (por que se não for paneer ou ricota vai derreter).

* Acho que dá pra substituir por queijo minas ou algum tipo de ricota, mas se quiseres quase o gostinho original, o paneer feito em casa é rápido e fácil de fazer.

** Masala é o nome genérico para mistura de especiarias e a sua composição varia consideravelmente de casa para casa e região para região. Um exemplo é: mistura de cravo em pó, cominho, pimenta branca e preta, cardamomo e canela. Podem ser usados também gengibre em pó, funcho, alho em pó, açafrão, anis, coentro em pó e sementes de mostarda. O que dá pra fazer se não tiveres essa misturinha pronta é preparar na hora misturando o que tiveres em casa desses ingredientes descritos acima (acho que 8 diferentes no máximo) e usar na medida que a receita pede. Se não tiveres esses ingredientes, tempere normalmente com pimenta preta, um pouco de canela e cominho.


Um comentário:

  1. se quiser usar minha cozinha como experimento, fica à vontade! auhhu

    Lívia

    ResponderExcluir